domingo, 16 de junho de 2013

PLANO DE AULA - Tema: Teorema de Pitágoras

 
A postagem deste plano de aula é a parte final de um processo de formação para professores desenvolvido no curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, oferecido por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP) e da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), tendo como objetivo a socialização do trabalho de escrita colaborativa realizado em sua construção. Esperamos que o nosso trabalho possa auxiliar na reflexão da prática docente e assim contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática.

PLANO DE AULA

Disciplina: MATEMÁTICA

Professores: Aparecida Benedita de Souza, Ana Claudia Perez, André Luiz Ribeiro, Andréia Marina Duarte Miranda, Denis Hitoshi Genovez Comine e Eni Novaes Miranda

Tema : Teorema de Pitágoras

Conteúdo: Demonstrações geométricas e algébricas;

Competências e habilidades:
  • O aluno deverá ter o conhecimento prévio das figuras geométricas e suas respectivas áreas
  • Identificar padrões  numéricos e geométricos;
  • Interpretar enunciados;
  • Resolução de problemas em diferentes contextos que envolvam as relações métricas no triângulo retângulo;
  • Calcular;
  • Medir;
  • Interpretar.

Ano/Série: 8º Ano/ Vol. 4

Duração: 12 aulas

Justificativa: Devido a grande dificuldade que muitos alunos encontram na identificação e compreensão do Teorema de Pitágoras, bem como em sua aplicação na resolução de situações-problema na disciplina de Matemática do ensino fundamental e posteriormente nas disciplinas de Matemática e Física do ensino médio, vê-se necessária a aplicação deste plano de aula para que ao final o aluno possa construir e compreender de forma consistente o conceito deste teorema e relacioná-lo nas mais diversas situações de seu cotidiano.

Objetivo:
  • Relacionar as áreas dos quadrados construídos a partir dos lados de um triângulo retângulo e assim construir formalmente o conceito do Teorema de Pitágoras;
  • Compreender a relação entre hipotenusa e catetos abordada no Teorema de Pitágoras;
  • Identificar e resolver situações que envolvam a utilização do Teorema de Pitágoras;
  • Identificar e interpretar a aplicação do Teorema de Pitágoras em situações-problema do seu cotidiano.


Estratégias:
  • Proposição de atividades de investigação através de livros e ferramentas de busca na internet;
  • Resolução de problemas com situações-problema contextualizadas;
  • Trabalho extraclasse com exercícios de desenvolvimento.
  • Exibição de filmes;
  • Construção de triângulos, através da utilização do software Geogebra, para comprovação dos resultados obtidos pelo aluno através da aplicação do Teorema de Pitágoras.

Metodologia:
   Através de recortes com papel quadriculado demonstrar os diferentes tipos de triângulo, inclusive o triângulo retângulo.
Em seguida pedir aos alunos que desenhem um triângulo retângulo ( ABC) ,qualquer, retângulo em A.         
 
Em seguida construir os quadrados de lados (AB), (BC) e (AC), sobre cada um dos lados do triângulo.

Em seguida, desenha as diagonais do quadrado de lado [AC], para determinares o centro O do quadrado.
Por O traça dois segmentos de reta paralelos aos lados do quadrado de lado [BC].
 O quadrado ficou dividido em 4 partes que se numeram de 1 a 4. O quadrado de lado [AB], numera-se com o número 5.

Recorta as 5 partes numeradas e com elas tenta obter o quadrado de lado [C].
Depois de ter construído com as 5 partes numeradas o quadrado de lado [BC], vamos investigar  qual a relação existente entre as áreas dos quadrados de lados [AB], [BC] e [AC].
Daí vem a relação: área formada pelo lado maior do triangulo é igual a soma das áreas formadas pelos lados menores do triângulo.
C2= A2 + B2
Demonstrado o teorema, vamos realizar atividades com sua aplicação, utilizando para isso as atividades do caderno do aluno.


Recursos:
  • Caderno de atividades do aluno;
  • Papel quadriculado, caderno, tesoura, lápis, régua, lousa e giz;
  • Computador com acesso a internet;
  • Software Geogebra;
  • Calculadora;
  • Livros: Descobrindo padrões pitagóricos do Prof. Ruy Madsen Barbosa (Editora Atual), Coleção “Vivendo Matemática”, o volume Descobrindo O Teorema de Pitágoras, de Luiz Marcio Imenes (Editora Scipione);
  • Leitura de textos para melhorar a percepção e a identificação das diversas aplicações do Teorema de Pitágoras.
  

Avaliação:
  • Observação diária da resolução das questões propostas;
  • Correção dos exercícios extra-classe;
  • Avaliação escrita para avaliar a assimilação do tema/conteúdo proposto;
  • Participação na realização das atividades propostas
  • Produção de textos com o objetivo de narrar a trajetória do aluno até a obtenção do resultado;
  • Produção de textos com o objetivo de identificar a aplicação do Teorema de Pitágoras em seu meio;

Recuperação:

  • Atividades diversificadas para auxiliar na fixação dos conteúdos;
  • Recuperação contínua no decorrer das atividades sempre que for diagnosticada a necessidade;

Referências:
Currículo da SEE
Caderno do aluno
Livro: Praticando Matemática,  Idéias e relações (editora nova didática),tempo de matemática ( editora do brasil. Entre outros.

Mapa de percurso



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